A Cáritas da Paróquia de Queiriga, situada na Av. Cimo do Souto, freguesia de Queiriga, concelho de Vila Nova de Paiva, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que iniciou a sua atividade em 1981 e presta, desde então, apoio à população idosa da freguesia, nomeadamente ao nível das respostas sociais de SAD (com capacidade para 30 idosos) e ERPI (com capacidade para 28 idosos).
A Cáritas da Paróquia de Queiriga tem como compromisso a prestação de serviços de apoio à comunidade, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar biopsicossocial dos seus utentes, prestando para isso cuidados personalizados e eficientes.
Tem como visão promover o desenvolvimento sustentável e ser uma Instituição de referência na prestação de serviços de confiança e qualidade por profissionais qualificados, satisfazendo as expectativas e necessidades dos utentes e tendo por base os ideais humanitários que regem a Cáritas da Paróquia de Queiriga.
Siga-nos no Facebook
A Associação denomina-se “ASSOCIAÇÃO OS BADALÕES”, com sede na localidade de Lousadela, freguesia de Queiriga, concelho de Vila Nova de Paiva.
Foi criada a 12-12-2008, no entanto apenas foi publicado no ministério da justiça a constituição da mesma a 19-01-2009 e oficialmente constituída a 06-02-2009.
A formação da Associação deveu se ao facto de 2 habitantes da aldeia sentirem que havia necessidade de dinamizar e unir o povo de Lousadela, dando vida aquela que tinha sido a escola da aldeia.
Foi com esse interesse que foi conversado e procurado mais elementos para fazerem parte da constituição da Associação. Neste sentido, foi protocolado com a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva a cedência de utilização do edifício da Escola Básica de Lousadela para sede da Associação.
Assim, uniram esforços e recuperaram aquela infra-estruturas que já não era utilizada e que se encontrava cada vez mais abandonada e degradada.
O seu objeto consiste em promover e dinamizar atividades culturais, recreativas, desportivas e sociais para os seus associados e população da Lousadela.
Constituem receitas da associação a jóia e quotas dos associados, cujo montante será fixado em assembleia geral, e ainda quaisquer donativos ou subsídios que lhe sejam atribuídos.
São órgãos da associação, a assembleia geral, a direção e o conselho fiscal.
Assembleia geral é convocada por meio de aviso postal dirigido aos associados com a antecedência mínima de oito dias, onde se indicará o dia, hora e local da reunião
2 – A mesa da Assembleia geral é composta por um presidente e dois secretários, competindo-lhe convocar e dirigir as reuniões da assembleia geral e redigir as respetivas atas.
A Direção é composta por cinco associados, com um presidente, um secretário, um tesoureiro e dois vogais, competindo-lhe a gerência social, administrativa, financeira e disciplinar.
O conselho fiscal é composto por três associados, sendo um deles o presidente e os outros dois secretários, competindo-lhe fiscalizar os actos administrativos e financeiros da direcção, verificar as suas contas e relatórios, e dar parecer sobre os actos que impliquem aumento das despesas ou diminuição das receitas.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
NA ASSOCIAÇÃO “OS BADALÕES”
Grelada – consiste num convívio com comida tradicional, e é realizado consoantes o dia de carnaval no mês de fevereiro;
São João– convívio com comida tradicional da época realizado no mês de junho;
Caminhada convívio – destino definido em cada ano que está a decorrer realizado normalmente no mês do Setembro;
15 de Agosto – convívio com associados, sendo a refeição habitual feijoada, terminando com animação musical;
São Martinho– convívio com ementa habitual e castanhas realizado no mês de novembro;
Horário de Funcionamento
Sexta e Sábado – 20h00 às 23h00
Domingo – 14h00 às 19h00